
Sobre
"Uma experiência audiovisual única, que conecta pessoas, culturas e a tecnologia na Amazônia."
O 1º Festival MAPPINGUARI - Festival Extremo Norte de Video Mapping é um projeto que busca promover a arte, tecnologia e cultura nas comunidades amazônicas, por meio de atividades audiovisuais com ênfase no video mapping. O objetivo geral do festival é realizar uma mostra de video mapping, com a participação de artistas visuais e audiovisuais da Região Norte do Brasil.
As atividades oferecidas incluem oficinas de video mapping, com aulas sobre fundamentos, equipamentos e execução, além de receber material audiovisual e de artes visuais de artistas da Região Norte para exibição pública em 3 zonas de Manaus.
O QUE QUEREMOS
O festival tem como objetivo promover o acesso de artistas visuais e audiovisuais a novas tecnologias, oferecer oficinas de videomapping, promover a interação social e cultural nas comunidades, criar intercâmbios culturais, valorizar a biodiversidade e as histórias locais, promover a profissão de VJ e registrar todos os eventos em vídeo e fotografia. Promover a interação social, incentivar a expressão artística, valorizar a cultura local e estabelecer o Festival Mappinguari como o maior evento de videomapping do Amazonas e do Norte do país.
ODS - OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O MAPPINGUARI - Festival Extremo Norte de Videomapping contribui para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
ODS 4 - Educação de Qualidade: O festival promove oficinas, palestras e atividades educativas relacionadas ao video mapping, estimulando o aprendizado e a capacitação dos participantes.
ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico: O evento impulsiona o setor criativo e cultural, criando oportunidades de trabalho para artistas, técnicos e profissionais envolvidos na produção do festival.
ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: O video mapping é uma forma inovadora de expressão artística que requer tecnologia e infraestrutura adequadas. O festival impulsiona o desenvolvimento desses setores, incentivando a adoção de tecnologias avançadas e aprimorando a infraestrutura local.
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: O festival contribui para a revitalização de espaços urbanos, envolvendo a comunidade local e transformando áreas em pontos de interesse cultural. Além disso, o evento promove o turismo sustentável na região.
ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis: O festival adota práticas sustentáveis, como a gestão adequada de resíduos, uso eficiente de recursos, promoção de produtos ecológicos, entre outros.